segunda-feira, 26 de maio de 2008

A briga pela videolaparoscopia.
Muitos dos médicos que consultei, e eram do plano de saúde sempre criticaram essa técnica alegando que poderia haver um risco maior de complicações, já que o médico não tinha o contato manual direto sobre os órgãos do paciente. Porém como profissional da área da saúde sempre ouvi o contrário.
Mesmo assim decidi que a cicatriz formada pela cirurgia poderia me causar um problema de trauma, e de trauma já bastaria à obesidade. Outro problema seria a recuperação. A cirurgia aberta tem uma recuperação bem mais lenta.
Fiz uma carta solicitando a realização da cirurgia por vídeo. Já que o rol da ANS de 02/04/2008 era bem genérico ao determinar a realização de procedimentos cirúrgicos através de videolaparoscopia me ative a isso, além dos benefícios que esta técnica traria. Como já era previsto me enrolaram por uma semana e não tinham previsão para a resposta. Passado 12 dias resolvi ir pessoalmente ao convênio e disse que só sairia de lá com uma resposta, para que pudesse tomar as providências jurídicas se fosse o caso.
O plano me deu um prazo de 4 dias para dar uma resposta. Como já imaginava, a resposta não veio. Depois de um dia liguei na sede e fui informada que havia sido aprovado o meu pedido.
MEU DEUS EU CONSEGUI!!! E agora???
Bateu o pânico.
Marquei para dia 28/05 quarta feira.

O choque familiar.
Minha mãe quase teve um piripaque. Ficou literalmente desesperada. Pediu para que eu repensasse. Contei pra uma prima dela que deu a maior força me chamou de guerreira, disse que eu merecia, afinal de contas, movi mundos e fundos e batalhei. Fiquei bem segura. Meu marido não parava de falar que eu ia ficar magrela, que poderia usar jeans justinho. Fiquei muito empolgada!!!
Meu marido mesmo com as brincadeiras que fazia sempre deixou claro que a saúde estava em primeiro lugar e que sua preocupação maior era com a pressão alta. Ele sempre teve medo de me dar um derrame ou enfarte por causa do nível de estresse associado a hipertensão.
Aos poucos chamei minhas duas amigas que são minhas irmãs e tomei coragem pra contar. Quase apanhei! Me chamaram de louca varrida e disseram que não me apoiariam. Tive que ouvir que esse era o caminho mais fácil e não tinha realmente tentado. Fiquei passada! Caminho fácil???? Correr risco de morrer ou ter alguma complicação é o caminho mais fácil?

12 comentários:

Unknown disse...

Maria Isabel, é admirável sua determinação e coragem... tenho que passar pelo mesmo, por questões exclusivamente de saúde... e fazer ou fazer... por isso, gostaria de saber de vc, em que hospital se submeteu a essa cirúrgia, para que eu posso me informar e finalmente tomar a decisão tão demorada... Sabe, essa cirúrgia através de vídeo, tenho coragem de arriscar, mas a convencional, sei que não farei nunca...
Conto com sua indição sobre o hospital.

beijos e felicidades nessa sua nova jornada.

sua amiga
Simone
gordinhalegal.sp@hotmail.com

Unknown disse...

to precisando de umas dicas para tentar por video me decidi a fazer de qualquer modo mas queria que vc me passasse algumas dicas de como fez para o plano aceitar.
paass1@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Maria Isabel, muito bom seu blog (suas fotos são animadoras),meu IMC é 40,1 e vou fazer a cirurgia, eu estou na fase de consultas com a nutricionista e psicóloga, estou juntando os laudos e acho que semana que vem , no máximo na outra semana, eu e meu médico conseguimos terminar a papelada para encaminhar ao convênio. Ele já me avisou que meu convênio só aprova a cirurgia por corte (unimed campinas), como você conseguiu a aprovação de seu convênio por vídeo, gostaria de dicas de como fazê-lo, por favor me envie algum material por email: marianesalles_br@yahoo.com.br
Desde já agradeço sua atenção, afinal a vida da gente é tão corrida...

Unknown disse...

Olá Maria Isabel..
Fiquei muito animada quando vi seu blog. Na verdade, só o plano de saúde que está empatando minha vida, todos familiares e amigos estão super contentes com a minha decisão e dando o maior apoio neste um mês de espera e choro para que eles só me neguem meus direitos.!! O que foi que você escreveu para que eles aceitassem assim???já falei com tantos 'responsáveis' de lá e até agora só não.
Grande abraço e muito sucesso....espero em breve poder estar sentindo o peso indo embora e realizando um sonho!!!

Márcia Cristina disse...

Maria Isabel, estou na reta final para fazer a cirurgia de redução, mas só agora fiquei sabendo que meu plano só cobre a aberta. A questão de ficar com uma cicatriz para mim não será bom, pois meu psicologico não recebeu bem essa noticia. Sei que a cirurgia sera um renascimento para mim, pois sempre fui gordinha e sempre sofri preconceitos por estar nessa condição. Como fez para seu plano liberar a video? Aguardo resposta

Unknown disse...

Olá Maria Isabel, estou tentada a fazer cirurgia, mais não passei em médico algum ainda, queria uma recomendação sua, inclusive no convênio como vc. fez, tenho um irmão que fez mas por corte. Hoje ele está ótimo mais o pós operatório ele sofreu. Meu IMC é de 38 será que o convenio libera?
obrigada desde já
miwc@ig.com.br

Dayse Rodrigues disse...

Olá, estou interessada em saber como fez para conseguir a autorização do plano. A cirurgia é para o esposo de uma amiga e como trabalhei nessa ara ela me pediu que a orientasse...só os parâmetros variam de plano pra plano, visto que eles não seguem a risca o roll da ANS....
Já te inclui no msn... Vou aguardar uma aportunidade para converarmos ou aguardo contato por e-mail...
Abçs

Unknown disse...

Olá
desculpe o incomodo primeiramente!!
Gostaria de lhe solicitar uma ajuda, uma vez que estou brigando com meu convenio para que eles liberem a minha cirurgia por video, irei pagar o medico a parte, pois o que existe no convenio opera SOMENTE POR ABERTA e eu me recuso a operar por aberta, sendo assim procurei um medico particular e estou pleiteando a cobertura hospitalar e do material para a video ... mas não estou encontrando fundamentações legais para ir no convenio e brigar por meus direitos ...rs Vc saberia me informar onde estão as resoluçoes e se em alguma consta que se o medico pedir video o convenio precisa liberar ??
Muito obrigada por sua atençao
beijos
Clau

Unknown disse...

ahhhh meu e-mail é
claudia_ink@hotmail.com
obrigada

Gastroplastia Pré e Pós disse...

Qual o seu plano, Isabel? Sou de Salvador. Estou passando pelo mesmo problema meu plano anterior santa saúde cobria a cirurgia por vídeo e o atual hap vida só cobre aberta. Mais não vou sossegar enquanto não consegui. Me manda um email incognitasz@gmail.com

Lívia disse...

Olá Maria Isabel, tudo bom?
Meu nome é Lívia, tenho 22 anos, engravidei aos 17 e estou muito acima do meu peso, meu IMC é 36... Você acha que é possível a liberação do convênio para a cirurgia de estomago com vídeo? Como que você fez para conseguir a liberação do convênio? O que você escreveu na carta? Estou realmente interessada em fazer a cirurgia, visto que não consigo emagrecer com nenhum outro tratamento..
Aguardo ansiosamente sua resposta... E parabéns pela coragem.. Beijos, Lívia
Se puder me mande um email: liviahfreitas12@hotmail.com

disse...

Oi Maria Isabel, tenho 34 anos e estou adiando meu planos para engravidar, pois além do sobrepeso tenho hipotiroidismo, condromalacia patelar nos dois joelhos o que me impede de praticar exercícios, ovários policisticos e outros tantos problemas, fiquei muito feliz com o seu blog e com a sua gravidez.
Queria saber o q vc fez para q o plano aceitasse a cirurgia por videoparalascopia, e se vc tem um bom médico , o que te operou, para indicar.
Grata
Carla
E-mail: carlashb@gmail.com